10 perguntas sobre Kombucha

By experienciasdocha Produtos Nenhum comentário em 10 perguntas sobre Kombucha

De origem chinesa, o Kombucha é uma bebida que vem se popularizando entre os mais diversos tipos de pessoas.

Atletas, veganos, adeptos de uma alimentação saudável, aqueles que estão buscando perder peso, melhorar a saúde ou até mesmo aqueles que buscam um substituto para o refrigerante.

Mas, ainda assim existem muitas dúvidas que envolvem os processos tanto de fabricação, quanto do consumo. Por isso neste post unimos as dez maiores dúvidas sobre Kombucha para esclarecer de vez a quem ainda se sente inseguro de inclui-la em suas dietas.

1 – O que é Kombucha?

Sim, existem muitas pessoas que ainda têm dúvida sobre o que é essa bebida. O kombucha é uma bebida probiótica feita à base de chá, naturalmente fermentada por uma colônia de micro-organismos que trazem diversos benefícios para a bebida. Pode ou não ser saborizada com frutas. O kombucha do experiências do chá por exemplo, não leva frutas, a saborização é feita somente com chá.

2 – O que é bebida probiótica ?

De acordo com a ANVISA, “probióticos são os microrganismos vivos capazes de melhorar o equilíbrio microbiano intestinal produzindo efeitos benéficos à saúde do indivíduo”.

3 – Como é feita?

O Kombucha tem uma base de chá e açúcar e é fermentado pelo S.C.O.B.Y, que é a colônia de micro-organismos. Essa colônia se alimenta do açúcar presente na mistura e assim se multiplicam e começam a produzir diversas substâncias.

4 – O que é S.C.O.B.Y?

Do inglês Symbiotic Culture Of Bacteria and Yeast, traduzindo, significa cultura simbiótica de bactérias e leveduras. Ele é formado após um processo único de fermentação de bactérias de ácido lático e acético. Essa fermentação é a base para alimentos como kombucha e kimchi.

5 – Quais são os benefícios para a saúde?

É sabido que o kombucha tem diversos benefícios para a saúde. Dentre os principais estão: Ajuda a regular o intestino, ajuda no processo de emagrecimento, ajudo o sistema imunológico, melhora a absorção de nutrientes, entre outros.

6 – Possui álcool e açúcar?

Sim, a bebida possui um teor bem leve de açúcar, o que sobrou e não foi ingerido pelo scoby. O kombucha experiências do chá não possui teor alcoólico.

7 – Existe alguma restrição?

O indicado é consumir até 300 ml por dia. Crianças, gestantes, lactantes e pessoas que têm doenças crônicas devem consultar seus respectivos médicos antes de iniciar o consumo.

8 – Existe um sabor específico?

Sim. Os kombuchas do experiências do chá por exemplo possuem 5 variações de sabor. É importante se atentar, para que a saborização acrescente benefícios a bebida. Os sabores que temos são: Framboesa, hibisco e menta; Maçã e amora; Alfarroba e rooibos; Pêssego, papaia e damasco e Original Camellia Sinensis.

9 – É possível fazer em casa?

Sim. Existem muitas pessoas que preparam o kombucha em casa. Mas é necessário estar atento aos processos e estudar bastante sobre como preparar corretamente.

10 – O kombucha comprado possui algum conservante?

A kombucharia experiências do chá não adiciona nenhum tipo de conservante em suas bebidas. Elas são totalmente naturais e respeitam o processo milenar de fabricação.

 

 

 

  • Share:

Leave a comment