4 curiosidades sobre Kombucha

By experienciasdocha Produtos Nenhum comentário em 4 curiosidades sobre Kombucha

Com sabor avinagrado e infinitas possibilidades de saborização o kombucha vem se popularizando cada vez mais. Com base de chá adocicado e naturalmente fermentado o Kombucha é uma bebida probiótica e antioxidante rica em vitaminas C, K e do complexo B.

Porém sua história é datada de milênios atrás, na China antiga. Neste post iremos trazer 4 curiosidades sobre essa bebida conhecida também como o “Elixir dos deuses”.

1 – Origem Chinesa

Tendo seus primeiros registros em 221 a.C. na China no período da dinastia Tsing. Existem mensões da bebida até mesmo na Bíblia (Rute 2:14), quando o proprietário de terras Boaz convida Rute durante a coleta de grãos: “Vem cá e come um pouco de pão e mergulha teu bocado na bebida de vinagre”.

2 – Popularização

Embora sua origem seja antiga a bebida só veio se popularizar a partir do século 20. Após a segunda guerra mundial, por volta de 1960 ela voltou a aparecer na Alemanha. Além disso, pesquisadores suíços também reportaram que beber Kombucha  é tão benéfico quanto tomar iogurte.

3 – Modo de preparo

Com base de chá preto e chá verde adoçado. O kombucha é fermentado por uma cultura simbiótica de bactérias e leveduras conhecida como SCOBY. O SCOBY então, se alimenta do açúcar produzindo ácido acético e fazendo a fermentação da bebida.

4 – Nutrientes

Um dos principais benefícios do Kombucha é regular a flora intestinal e ajudar a evitar problemas como prisão de ventre. Rica em polifenóis e ácido acético, pode minimizar infecções bacterianas e fúngicas. Também é conhecida por controlar a pressão arterial, diminuir o estresse, aliviar a dor de cabeça e a insônia. Além disso, ela é uma excelente fonte de energia.

 

  • Share:

Leave a comment