China: onde tudo começou

By experienciasdocha Workshop Comentários desativados em China: onde tudo começou

A história do chá começou na China há mais de cinco mil anos. Existe uma lenda sobre a sua origem, que atribui ao imperador chinês Shen Nung a criação da bebida: em 2.737 a.C. segundo a história, em uma ocasião, o imperador e sua corte fizeram uma pausa durante uma viagem e, enquanto ferviam água para beber, algumas folhas de uma árvore próxima caíram na panela, produzindo um líquido castanho. O imperador resolveu experimentar a bebida e, quando a consumiu, seu bem-estar aumentou, indicando assim a todos que a consumisse e, desta forma criou-se o chá.

Durante a dinastia Tang (618-906 d.C.) o chá tornou-se a bebida oficial da China. Já no século VIII foi escrito o primeiro livro dedicado a esta bebida – o “Ch’a Ching”. O chá se tornou parte integrante da cultura religiosa, fato que ajudou aumentar o conhecimento sobre a bebida em outros países. Foi o que ocorreu com o Japão, que conheceu o chá por meio dos monges budistas japoneses, que trouxeram para o país o conhecimento adquirido na China.

Chegando no Japão a bebida tornou-se uma forma de arte. Ganhou até mesmo uma cerimônia própria, na qual a forma de preparo de servir do chá são os pontos-chave de harmonia e charme.

No início do século XVII, a Holanda passou a importar chá da China, iniciando a popularidade da bebida pela Europa Ocidental. Com preços elevados, o chá era consumido apenas pelas classes altas da sociedade. Em 1650, os holandeses levaram a bebida para o continente americano, para a sua colônia “New Amsterdam”, atual Nova Iorque.

O chá chegou na Inglaterra em 1652, trazida pela corte portuguesa. E, em 1664, a Inglaterra passa a encomendar chá à Companhia da Índia Oriental.

Em 1834, deu-se o fim do monopólio da Companhia da Índia Oriental nas trocas comerciais com a China, e o chá começou a ser produzido em países como a Índia e o Sri Lanka.

Atualmente, o chá continua a deliciar gerações de povos espalhados por todo o mundo, sendo ainda mais popular do que o café. No início do século XX, houve uma mudança no consumo da bebida com a industrialização das ervas.

  • Share: