Desmistificando os óleos essenciais

By experienciasdocha Workshop Nenhum comentário em Desmistificando os óleos essenciais

Quando nos interessamos por um assunto, é muito comum que façamos uma busca no google, e começamos assim uma pesquisa sobre esse assunto. Porém durante esse processo também é bem comum que a gente encontre informações incorretas e mitos sobre o objeto da nossa pesquisa.

Não é diferente com os óleos essenciais, por isso é importante ficarmos atentos e sempre buscarmos fontes confiáveis e especializadas de informação. Neste post vamos desmistificar algumas informações que circulam pela internet.

 

1 – Óleos essenciais puros não mancham o papel

Mito. Alguns óleos que são mais finos e possuem evaporação muita rápida de fato não mancham o papel, no entanto existem óleos mais densos como os de sândalo e mirra que podem deixar manchas, pois sua evaporação é mais lenta e isso faz com que eles se fixem no papel.

Uma maneira eficaz de comprovar a autenticidade dos óleos é optar por produtos certificados.

2 – Usar difusor perto de animais é tóxico

Mito. Os óleos essenciais são concentrados extraídos de plantas de forma natural. O seu odor é extremamente potente. Como os animais possuem mais receptores olfativos do que nós humanos os isso os torna mais sensíveis a cheiros fortes, porém isso não faz os óleos essenciais tóxicos.

Portanto, caso queira usar seu difusor perto do seu animalzinho, você pode diluir de 3 a 4 gotas de óleo, isso deixará o cheiro mais suave, além disso você deixe portas abertas para caso ele queira sair.

3 – Os efeitos dos óleos essenciais são psicológicos

Mito. Já existem diversas pesquisas que comprovam a eficácia dos óleos essenciais para o bem estar e saúde. Como por exemplo na melhora de dores musculares, enxaqueca, cólica e até ansiedade.

4 – Nenhum óleo essenciais pode ser aplicado puro sobre a pele

Mito. Esta afirmação generaliza os óleos essenciais. Porém cada óleo é diferente um do outro e você deve seguir o modo de uso indicado preferencialmente por alguém capacitado, que saberá usar a dosagem certa, os componentes e concentrações.

5 – óleos essenciais aumentam a pressão sanguínea

Não é 100% mito. Isso vai depender da composição do óleo. É necessário uma avaliação caso a caso para indicação do melhor óleo para pessoa hipertensa.

 

Caso você queira buscar mais informações ou agendar um atendimento, entre em contato conosco.

  • Share:

Leave a comment