O mundo dos chás: Uma breve viagem na história e curiosidades sobre o mundo dos chás

By experienciasdocha Workshop Nenhum comentário em O mundo dos chás: Uma breve viagem na história e curiosidades sobre o mundo dos chás

A história do chá começou na China por volta de 250 aC.  

Existe uma lenda que conta que a bebida foi descoberta de forma acidental pelo imperador Shen Nung. Enquanto descansava e fervia água para beber à sombra de uma árvore silvestre, folhas caíram na panela após uma corrente de vento dando a água sabor. Além disso o imperador também sentiu-se revigorado e teve a sensação de bem estar.  

Já os Indianos atribuem a descoberta do chá a outra lenda. Em que o Príncipe Bodhi-Dharma, filho do Rei Kosjuwo saiu em peregrinação para pregar o budismo e no meio de sua jornada caiu doente. 

Após ouvir os conselhos de sábios da região o principe bebeu uma infusão das folhas de uma árvore especial e conseguiu prosseguir sua jornada . 

Apesar de todas as lendas que envolvem o nascimento do chá, uma coisa é certa, a bebida tem propriedades únicas que agem no nosso organismo nos proporcionando saúde e bem estar. 

Neste post vamos responder alguns questionamentos e dar dicas de como você pode conseguir preparar o chá perfeito.  

Um grande questionamento sobre os chás é sobre o poder de emagrecimento, sim os chás podem ajudar no emagrecimento e por ter baixa caloria não prejudica em nada sua dieta se não adoçado. Um mito é que somente o chá quente emagrece, na verdade a temperatura não interfere na propriedade do chá.  

Além desse, muitas pessoas se perguntam sobre os efeitos curativos dos chás. Os chás possuem diversas características e propriedade que auxiliam no tratamento e nos sintomas de várias doenças, desde dores de garganta a insônia. O poder do chá está em acalmar os sintomas e não na cura. Por exemplo, as infusões de melissa, valeriana e lavanda diminuem o stress, aumentam a sensação de relaxamento diminuem a ansiedade e por isso auxiliam no sono. Caso você sofra com ansiedade, o uso desses chás vai te auxiliar no tratamento.  

E como preparar o chá perfeito?  

A temperatura da água é um passo muito importante nesse preparo. A água não deve estar fervendo, somente muito quente. Fique atento ao tempo de infusão de cada chá.

 

 

  • Share:

Leave a comment