O ritual do chá e o hábito de fazê-lo rotineiramente além de reconfortante, trás diversos benefícios à saúde e um dos benefícios que mais chamam atenção é o que os chás trazem para a mente e para o cérebro.
Para muito além de ajudarem com relaxamento, stress e problemas diários o chá também é um grande aliado para manter o bom funcionamento do cérebro, ajudando na concentração, na memória e para quem tem mais idade no declínio cognitivo.
A pesquisa, divulgada na revista científica Aging, avaliou — por meio de ressonância magnética — o cérebro de pessoas acima de 60 anos que bebem chá verde, chá chinês Oolong e chá preto; e o cérebro dos não bebedores.
De acordo com os pesquisadores responsáveis pela pesquisa o estudo mostrou a primeira evidência convincente de que o consumo dos chás pode contribuir de forma positiva para o bom funcionamento cerebral. Além disso, eles também indicam que beber uma xícara de chá por dia ajuda a reorganizar os neurônios.
A pesquisa conclui que o consumo de chá trás benefícios cognitivos consideráveis, melhorando o estado de humor e ajudando na preservação da memória. Deste modo, os chás podem ajudar a reduzir as chances de desenvolver Alzheimer e também contribui para a prevenção de possíveis doenças cardíacas e incidência de câncer.
Fonte: Revista Galileu; Revista Aging
Leave a comment